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segunda-feira

Joe Penna: o maior violonista do mundo. Pelo menos até amanhã




arq. pessoal













FAMA INTERATIVA
Joe toca (um pouco) violão para gravar um de seus vídeos. Eles oferecem opções para o internauta escolher com um clique qual versão quer ver na tela
Uma das maiores estrelas da internet mundial é um rapaz com cabelo arrepiado, óculos escuros e um sotaque estranhamente familiar. Chama-se Joe Penna, mas é conhecido no YouTube como MysteryGuitarMan (violonista misterioso). Ele aparece no vídeo com um inglês diferente e segurando um violão. Depois de algumas gracinhas e pouca música, pergunta ao espectador se quer que ele toque da forma convencional ou com uma escova de dentes. Para escolher, é só clicar numa das opções. Dependendo do que o internauta marca com o cursor, o YouTube abre uma nova janela de vídeo com outro pequeno filme dele e novas opções de múltipla escolha. Em princípio, não é um grande roteiro nem uma atuação elaborada. É quase bobo. Mas a brincadeira de deixar o internauta ir escolhendo os filmes e a edição com timing preciso seguram o internauta por um bom tempo. Sem pretensões, o violonista começou a fazer sucesso em fevereiro de 2009. Sua fama cresceu no mundo – e também no Brasil. Há um ano, ele abriu um vídeo dizendo: “E aí, gente, tudo bem?”, em português. E recebeu comentários surpresos como: “Nossa! Esse gringo fala muito bem...”. O mistério só se dissipou em dezembro, quando o violonista pôs legendas em português e revelou a nacionalidade brasileira. Ele nasceu em São Paulo e, aos 12 anos, mudou-se para Boston, nos Estados Unidos, com os pais.
Pode-se dizer que Penna, aos 22 anos, já é um dos artistas nacionais de maior sucesso global. Somados, seus trabalhos chegam a 36 milhões de exibições – mais que a bilheteria dos quatro maiores sucessos da história do cinema nacional. Juntos. Até a semana passada, seu canal era o 22o com maior quantidade de espectadores assíduos em todo o mundo. E o primeiro lugar absoluto entre os brasileiros. Sua produção rende US$ 10 mil mensais, pagos pelo YouTube com o retorno que seus vídeos dão em publicidade.
O que faz um internauta comum, entre os milhões que sobem 20 horas de vídeos por minuto no YouTube, conseguir tanto sucesso? Um pouco de sorte, perseverança e talento. Segundo o próprio Penna, ele herdou uma comunhão da criatividade da mãe, professora de inglês, com o esmero técnico do pai, engenheiro. Ambos brasileiros. Por trás das câmeras, Joe Penna é um exímio editor de vídeos. Usa a criatividade para simular conversas consigo mesmo, fazer músicas com objetos como garrafas, elásticos de cabelo e escovas de dente ou para intercalar som e imagem com precisão. A diferença é que, diante das câmeras, se mostra um garoto extrovertido e capaz de improvisar. É a principal estrela dos filmes que produz. Embora diga rejeitar o rótulo. “Estrela porcaria nenhuma, sou apenas um cara que faz vídeos em seu apartamento”, disse Joe Penna, aos risos, em entrevista a ÉPOCA.
“Sou apenas um cara que faz vídeos em seu apartamento”
JOE PENNA, o MysteryGuitarMan
O talento para se comunicar em vídeo foi descoberto ao acaso. “Seria bonito dizer que vivia filmando tudo o que via desde criança, um prodígio, mas seria também uma mentira”, diz. “A verdade é que uma vez, já adolescente, minha mãe me pôs de castigo e me proibiu de ir ao cinema com meus amigos. Como não tinha nada para fazer, comecei a brincar com um programa de edição de vídeos e acabei tomando gosto.” Seu primeiro vídeo foi uma animação com cubos mágicos. “Vendo hoje em dia, acho uma porcaria. Mas foi um incentivo para produzir mais”, diz Penna. Em 2006, criou seu canal no YouTube. Em um ano havia 15 mil inscritos para receber suas atualizações por e-mail. A recém-iniciada faculdade de medicina acabou abandonada em nome de seu novo hobby.
A visibilidade rendeu um estágio não remunerado numa pequena produtora de comerciais de TV, onde Penna aprendeu a dominar melhor os equipamentos e a linguagem. No ano passado, a crise financeira dos Estados Unidos tornou o trabalho mais escasso. O tempo livre o trouxe de volta ao YouTube.
A retomada foi o vídeo Guitar: impossible (Violão: impossível), uma animação com fotos suas em sequência executando uma peça difícil de Mozart ao violão. “Quis investir tudo num vídeo só. Fiquei três dias sem dormir para realizá-lo”, diz Penna. “Postei no YouTube e fui dormir, exausto, por mais de 12 horas.” Quando acordou, acessou o YouTube para ver o que acontecera com seu vídeo. Assustou-se ao descobri-lo como destaque na página inicial do site, uma das mais visitadas da internet. Logo no primeiro dia, foram quase 2 milhões de acessos – e quase cem por cento de críticas positivas. Penna diz que a internet proporcionou seu reencontro com o Brasil. “Assim que eu disse que era brasileiro, comecei a receber um monte de sugestões de músicas para meus vídeos. Por isso, passei a pesquisar a respeito”, afirma. “Até incluí uma canção do Oswaldo Montenegro num trabalho.”
O YouTube é um espaço democrático para o sucesso instantâneo desses menestréis. Mas também efêmero. Uma de suas primeiras revelações foi o comediante Judson Laipply. Seu vídeo Evolution of dance (Evolução da dança), em que demonstra no palco como o jeito de dançar mudou com o tempo, é hoje o segundo mais visto da história do site, com 140 milhões de acessos. Perde apenas para a apresentação da cantora Susan Boyle. Laipply ainda lançou um segundo vídeo, mas nunca conseguiu repetir o êxito. Outro sucesso meteórico foi Lonelygirl15, uma adolescente americana que encenou uma série de dramas e acabou na capa da revista Wired. Assim que a série foi lançada, o público pensou que a menina, interpretada pela atriz Jessica Lee Rose, fosse real. Jessica ficou quase dois anos no papel, e a série chegou a 110 milhões de acessos. Depois, ela passou para séries de televisão. Fora do YouTube, nunca teve tanta repercussão.
Penna diz que sabe disso. Afirma que está aproveitando para consolidar uma carreira fora do site. No fim do ano passado, mudou-se para Los Angeles, com a intenção de voltar a trabalhar com comerciais. “Desta vez como diretor, não apenas como editor ou animador”, afirma. Segundo Penna, os planos deram certo. “Acabei de ser contratado para dirigir meus dois primeiros filmes, para duas das maiores empresas do mundo”, diz. “Preciso aproveitar o momento. Sei que a fama no YouTube não dura para sempre.”
Campeão de audiência no YouTube
O sucesso de Joe Penna, em números
1º lugar entre os brasileiros do YouTube, em número de assinantes

550 mil assinantes seguem seu canal do YouTube
36 milhões de vezes todos seus vídeos, somados, foram vistos na rede
22º lugar entre os maiores sucessos do YouTube mundial
8 vídeos que fez passaram de 1 milhão de acessos
6,6 milhões de acessos teve seu vídeo mais visto

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