A PARTIR DE HOJE UM CANAL SÓ PARA ELAS.

segunda-feira

Gol contra no Twitter

O caso da Locaweb expõe os riscos das empresas que não têm política e uma estratégia para as redes sociais

Por Ralphe Manzoni Jr.
Se fosse um vídeo, poderia ser comparado a uma videocassetada.  Um programa de tevê, a um quadro dos “Trapalhões”. Mas foi uma cena da vida real na internet. No domingo 28, o diretor comercial da empresa de hospedagem de sites de internet Locaweb, Alex Glikas, usou o Twitter para fazer um ato tão habitual aos brasileiros: comemorar a vitória do seu time “zoando” com os amigos.
 Animado com a vitória do seu Corinthians sobre o São Paulo por 4 X 3, Glikas usou palavrões para provocar os torcedores adversários. Por si só, trata-se de uma atitude de gosto duvidoso. Mas um detalhe tornou a situação ainda mais bizarra: a Locaweb, da qual Glikas é diretor, havia desembolsado R$ 600 mil para estampar sua marca nas mangas da camisa do São Paulo, o alvo das brincadeiras de seu funcionário. Resultado: na terça 30, Glikas foi demitido.
107.jpg
Em apenas dois dias, foram publicados no serviço de microblog 3,5 mil mensagens sobre o caso. Elas atingiram 1,7 milhão de pessoas, de acordo com levantamento exclusivo realizado para DINHEIRO pela consultoria de mídias sociais e.Life. “Este é um caso exemplar de como não cuidar de seus canais na rede social”, afirma Alessandro Lima, CEO da e.Life.
É verdade. A começar pela confusão entre a figura do torcedor e do diretor. Apesar de Glikas usar sua conta pessoal no serviço de microblog, ele, em todas as suas mensagens, fazia referência à Locaweb. Além disso, a empresa em que trabalhava não tinha nenhuma política orientando os funcionários sobre como se comportar nas redes sociais. Só agora começa a pensar no assunto.
106.jpg

A presença nas mídias sociais, como o Twitter, blogs, YouTube e Orkut, é vital para as empresas se relacionarem com os consumidores, principalmente os mais jovens. De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, 86% das pessoas que acessam a internet no Brasil navegam pelas comunidades online. A trapalhada da Locaweb é mais uma lição para quem quer se aventurar neste novo mundo: se “tuitar”, não torça.

Fonte: Istoé Dinheiro

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO, E GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE O QUE GOSTARIA DE VER NO BLOG.