Muito boa a nova versão do Karatê Kid... Crédito: Sony Pictures / Divulgação / CP |
Enquanto no primeiro filme, nos anos 80, o protagonista mudava de cidade dentro dos EUA, agora a diferença cultural é bem maior: o garoto troca de país. Para acompanhar a mãe (Taraji P. Henson), que conseguiu um emprego na China, Dre (Jaden Smith), de 12 anos, vai morar em Pequim. Dre precisa se adaptar a uma realidade totalmente nova, com a língua, os costumes e a geografia do lugar. Enquanto ele seria um menino popular na sua cidade natal, Detroit, agora se vê como um peixe fora d''água.
Após chegar na China e entrar em seu novo colégio, Dre simpatiza com uma garota que toca violino e é correspondido. Mas a turma dos valentões da escola não gosta nenhum um pouco do novato. Dre acaba levando uma surra do grupo e começa a andar com medo pelo colégio e pelas ruas. O tema é bastante atual porque trata de uma das questões mais debatidas ultimamente, o bullying.
Num outro momento em que Dre é atacado pelos colegas, ele é defendido por um zelador, o senhor Han (Jackie Chan), que usa golpes certeiros de kung fu. Encantado com a performance do zelador, Dre consegue convencer o senhor Han a treiná-lo. O objetivo será enfrentar, em um torneio da arte marcial, o líder do bando que o atacou.
E aí começa a fase do treinamento. O filme fala de uma temática que há tempo agrada no cinema, a superação. Dre supera a si mesmo, submetendo-se a uma intensa preparação física e mental para a luta. Começa a enfrentar seus medos, com a ajuda de seu mestre.
Um dos trunfos do filme está justamente no ator mirim Jaden Smith. Ele mostra que não é apenas o filho de atores talentosos e famosos. Tem sua própria estrela. Além do carisma pessoal, suas habilidades físicas ficam destacadas nas cenas de luta, que ele mesmo enfrentou. Sua carreira já conta com os filmes "À Procura da Felicidade", no qual contracenou com o pai, Will Smith, e "O Dia em que A Terra Parou", com Keanu Reeves.
Jaden aprendeu kung fu com Wu Gang, o coordenador de cenas de ação da equipe de Jackie Chan. O mestre Wu treinou Jaden durante três meses em Los Angeles, antes do início da produção em Pequim, e continuou a treiná-lo ao longo dos quatro meses de filmagem. Jaden gostou tanto da experiência que pediu para continuar o treinamento após o final da rodagem. "É, eu quero ficar musculoso. Se o Taylor Lautner (da série ''Crepúsculo'') precisar de um dublê, vou estar pronto para a ação", brincou Jaden numa entrevista.
Outro ponto positivo é a ambientação. A equipe filmou realmente na China, e com isso obteve uma atmosfera especial na estética, que teve a direção de Fotografia de Roger Pratt. As cenas em que Dre treina com seu mestre e corre pela Grande Muralha, com tomadas aéreas, são deslumbrantes. Outro lugar extraordinário que aparece no filme são as Montanhas Wudang, local de peregrinação espiritual localizado na China central e que tem a fama de ser um dos locais de origem do kung fu. Na história, o senhor Han leva o seu aprendiz para conhecer o lugar e beber da água do "poço do kung fu".
Outras paisagens interessantes incluem o Portão da Paz Celestial e a Cidade Proibida em Pequim. A equipe de "Karate Kid" foi a primeira estrangeira a conseguir permissão para filmar ali em 20 anos. O anterior foi o cineasta Bertolucci, com "O Último Imperador".
"Karate Kid" deixa aquela clássica mensagem de que, com esforço e disciplina, se pode atingir os objetivos planejados. Algumas sequências lembram outros títulos do cinema que mostraram atletas suando a camiseta para se preparar para uma competição, ao estilo de "Rocky". Quem aprecia expressões corporais em geral poderá apreciar os movimentos e exercícios de artes marciais que às vezes se assemelham a uma dança, visto que os praticantes apresentam uma flexibilidade fora do comum. As lutas são todas coreografadas. Jaden aprendeu a arte marcial do wushu, um kung fu fisicamente desafiador e ativo que é ensinado e praticado na China.
Manter o título do filme, que traz em si uma contradição em relação à história, na qual se luta kung fu e não caratê, foi questionado pela própria equipe e motivo de boatos pela Internet. Por fim, prevaleceu a proposta de manter o título "Karate Kid" como uma forma de homenagem ao filme que o antecedeu. É um trabalho que deve agradar ao grande público e obter uma boa bilheteria.
Por Adriana Androvandi Postado por CineCP - 27/08/2010 16:34 - Atualizado em 28/08/2010 12:56
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO, E GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE O QUE GOSTARIA DE VER NO BLOG.