O Sistema de Indicadores do Setor de Tecnologia da Informação, ferramenta que auxilia empresas no diagnóstico e no planejamento de ações visando a melhoria dos serviços, foi tema da reunião do Comitê Setorial de Informática. O grupo se reuniu esta semana na sede da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional do RS (Assespro-RS), no Tecnopuc, e discutiu novos critérios do Sistema de Avaliação.
Segundo o presidente da Assespro e coordenador do encontro, Jorge Branco, o instrumento de avaliação é extremamente importante, pois possibilita a qualquer tipo e porte de organização, setor e estágio, avaliar sua atuação em relação às melhores práticas adotadas por organizações de alto desempenho. Na avaliação de Branco, através do sistema, o segmento de TI avançou nas práticas de gestão, embora ainda haja a necessidade de melhorar em vários itens. Especialmente os que se referem à prospecção de mercados fora do Estado, mão de obra e na gestão de processos. "Percebemos que o setor avançou no RS e isso é muito positivo. Mas as empresas ainda têm desafios a serem vencidos", salientou.
A partir do encontro, o setor definirá ações que serão adotadas para melhorar a gestão, com base nas práticas da Qualidade Total do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Dentro da lógica da qualidade, a entidade incentiva as associadas a prepararem suas empresas para clientes mais exigentes e que identificam na qualidade e nas certificações referências de compromisso e qualificação. Por isso, o incentivo para que as empresas participem dos processos de certificação da ISO 9000. As empresas têm até o dia 20 de setembro para aderirem ao programa ISO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO, E GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE O QUE GOSTARIA DE VER NO BLOG.