A PARTIR DE HOJE UM CANAL SÓ PARA ELAS.

sexta-feira

TI: faltam 71 mil profissionais

<br /><b>Crédito: </b> patrícia haubert / divulgação / cp

Crédito: patrícia haubert / divulgação / cp

Crédito: patrícia haubert / divulgação / cp


A escassez de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação (TI) no país é estimada em 200 mil profissionais até 2013, conforme estudo apresentado entidades do setor (Abes, Assespro, Brasscom, Fenainfo, Softex e Sucesu) aos candidatos a presidente da República. O documento revela que há mais de 600 mil pessoas atuando no setor, cujo déficit já chega a 71 mil trabalhadores. O estudo ressalta que, para vencer o desafio de aumentar em 50% o peso relativo da TI no PIB (passando dos atuais 3,5% para 5,3%), o Brasil precisará incorporar cerca de 750 mil novos profissionais ao mercado. Só para atingir exportações de 20 bilhões de dólares anuais (previsão para 2020, sendo que em 2009 elas foram da ordem de 3 bilhões de dólares), serão necessários 300 mil, considerando que para cada 1 bilhão de dólares exportado é preciso criar 20 mil postos de trabalho. Já no mercado interno, serão necessários outros 450 mil.

Perfil setorial

O estudo diz que o setor enfrenta dois problemas estruturais: a estrutura tributária, considerada defasada e impeditiva ao crescimento das empresas, e o perfil setorial, composto por 94% de micros e pequenas empresas, 5% de médias e apenas 1% de grandes empresas. Entre as PMEs, 50% não superam cinco anos de vida.

Novo modelo

Segundo as entidades, os encargos sobre a folha de pagamento, de 36%, são um fator restritivo ao emprego formal nas empresas de TI, altamente intensivas em mão de obra. O setor de software e serviços de TI propõe ao governo a mudança do modelo de encargos sociais: que sejam cobrados sobre faturamento e não sobre a folha.

TIM vende mil iPhones em poucas horas

Poucas horas após o início da comercialização do esperado iPhone 4, a TIM já contabilizava mais de mil aparelhos vendidos. As lojas abriram a partir da meia-noite de ontem, em nove estados do país. As filas começaram a se formar já no início da noite. Em Porto Alegre, quem recebeu os convidados para o coquetel e realizou o sorteio para os clientes, na abertura da loja para venda à meia-noite, foi o diretor comercial da TIM na região Sul, Alexandre Ratacheski.

Projeto de hotel é aprovado

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental aprovou projeto apresentado pela Habf1 Porto Alegre Empreendimentos Hoteleiros, que prevê a construção de um hotel próximo à Rodoviária da Capital. Localizado na avenida Júlio de Castilhos, esquina com a Coronel Vicente e, que tem acesso também pela avenida Mauá, o prédio terá 18 andares, 336 apartamentos e 115 vagas de estacionamento.

Ponto final

Quem passar pela loja Ferramentas Gerais de Porto Alegre, hoje, encontrará um ambiente campeiro. Haverá carreteiro e brindes da marca Namorado para os clientes. A marca pertence ao grupo SLC, dono da Ferramentas Gerais.

A Goldfarb instalou um quiosque no Praia de Belas Shopping, onde dois consultores apresentam os empreendimentos da empresa.

Marco Valério, o Provocador da Alfamídia, falará dia 22, às 15h30min sobre o mercado de trabalho. "O mercado tem fome de quem?" abordará temas de interesse de universitários, jovens em início de carreira, profissionais de gestão de pessoas e empresários. As inscrições são gratuitas no site www.l3tool.com.

Denise Nunes | denisenunes@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO, E GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE O QUE GOSTARIA DE VER NO BLOG.