Índice passou 110,2 para 110,9 pontos em março deste ano
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) elevou-se para 0,6% entre fevereiro e março de 2010, ao passar de 110,2 para 110,9 pontos. O índice é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
Em março, as avaliações sobre o momento atual tornaram-se menos favoráveis e as expectativas em relação aos próximos meses mais otimistas. O Índice da Situação Atual (ISA) reduziu-se pelo segundo mês consecutivo, de 123,4 para 121,5 pontos, patamar ainda elevado em termos históricos. O Índice de Expectativas (IE) voltou a subir, após três meses em queda, ao passar de 103,2 para 105,4 pontos. O grau de otimismo das famílias com relação às finanças pessoais no horizonte de seis meses manteve-se estável, sustentado por expectativas favoráveis quanto ao mercado de trabalho.
Entre fevereiro e março, a proporção de consumidores prevendo melhora aumentou de 28,7% para 29,4%; a parcela projetando piora passou de 3,7% para 3,8%. Dentre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis foi o que mais contribuiu para a evolução positiva do índice em março. Após três meses consecutivos em queda, o indicador elevou-se em 4,2%, retornando ao nível de outubro de 2009.
A proporção de consumidores prevendo comprar mais nos próximos seis meses elevou-se de 9,5% para 11,6%; a parcela projetando comprar menos diminuiu de 31,0% para 29,8%.A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março de 2010 foi realizada entre os dias 01 e 22 de março de 2010.
Fonte: Correio do Povo
Em março, as avaliações sobre o momento atual tornaram-se menos favoráveis e as expectativas em relação aos próximos meses mais otimistas. O Índice da Situação Atual (ISA) reduziu-se pelo segundo mês consecutivo, de 123,4 para 121,5 pontos, patamar ainda elevado em termos históricos. O Índice de Expectativas (IE) voltou a subir, após três meses em queda, ao passar de 103,2 para 105,4 pontos. O grau de otimismo das famílias com relação às finanças pessoais no horizonte de seis meses manteve-se estável, sustentado por expectativas favoráveis quanto ao mercado de trabalho.
Entre fevereiro e março, a proporção de consumidores prevendo melhora aumentou de 28,7% para 29,4%; a parcela projetando piora passou de 3,7% para 3,8%. Dentre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis foi o que mais contribuiu para a evolução positiva do índice em março. Após três meses consecutivos em queda, o indicador elevou-se em 4,2%, retornando ao nível de outubro de 2009.
A proporção de consumidores prevendo comprar mais nos próximos seis meses elevou-se de 9,5% para 11,6%; a parcela projetando comprar menos diminuiu de 31,0% para 29,8%.A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março de 2010 foi realizada entre os dias 01 e 22 de março de 2010.
Fonte: Correio do Povo
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